[Resenha] Papisa Joana


PAPISA JOANA
Autora: Donna Woolfolk Cross
Editora: Geração Editorial
Ano: 2009
Páginas: 491
Skoob

SinopseNo ano de 814, Idade Média, que ficou conhecida como a Idade das Trevas, as mulheres eram impedidas de estudar, podiam ser estupradas e até mortas pelos maridos. O conhecimento estava sufocado, os países hoje conhecidos na Europa não existiam, nem os idiomas modernos. Cada região tinha o seu dialeto e a lingua culta era o latim, herdada do Império Romano, que já havia sido derrubado pelas invasões bárbaras. Foi neste período sombrio que uma mulher passou a maior parte de sua vida vestida de homem, estudou medicina, foi médica do papa e tornou-se ela mesma papisa - durante dois anos. A história da Papisa Joana foi conhecida até o século XVII, quando o Vaticano resolveu apagá-la da história da Igreja. Não adiantou. Dona Woolfolk Cross pesquisou, descobriu os arquivos e achou a história tão fascinante que a transformou num romance, em que aventura, sexo e poder cruzam-se com maldições, guerras e heresias. O livro foi transformado num grande filme que estréia até o final do ano no Brasil.



Oiee! 

Hoje trago a resenha do livro do Papisa Joana, de Donna Woolfolk Cross.


Joana era filha de um padre da região da Inglaterra e de uma herege, uma pagã saxônica, nasceu e viveu em uma época bastante difícil para as mulheres, onde eram consideradas inferiores, sem inteligência e sem alma. Devido a isso sempre tinham que estar sob a tutela e sob o mando de um homem.

Desde sua infância, Joana, já mostrava inteligência diferenciada e grande ânsia de aprender. Com uma determinação fora do comum ela consegue aprender a ler e escrever em Latim em muito pouco tempo.

Joana decide fugir de casa quando surge a oportunidade de ir para uma escola em outra cidade, deixando para trás os problemas com o pai autoritário e violento. 

Longe de casa, Joana se destaca em seus estudos, mas sofre com as limitações por ser mulher.



Com a morte de seu irmão, Joana toma seu lugar e se disfarça de homem, se tornando assim, irmão João Ângelo, padre médico de muito conhecimento em Roma.

Com sua popularidade, bondade e conhecimentos, Joana se torna Papa João VIII e governa Roma por dois anos. Papado que foi anulado do livro dos Papas e destruído qualquer indício de sua existência pela Igreja.

O livro é resultado de várias pesquisas feitas pela autora, além de fascinante e surpreende em muitos pontos. A autora relata fielmente a ordem cronológica, não só da vida de Joana, como as artimanhas e depravações religiosas da época. 

Devo dizer que, devido como os fatos foram tratados pela Igreja, eliminando qualquer referência a única mulher a ser Papa, isso acaba tornando a curiosidade sobre Joana maior ainda.



Papisa Joana é um romance encantador e arrebatador, a história de uma mulher forte, destemida, muito inteligente e a frente de seu tempo. Não desistiu de seu sonho, mesmo em frente a tantos obstáculos.

Gostei muito da leitura de Papisa Joana. Considero uma das personagens mais fascinantes que conheci, um romance histórico maravilhoso.


Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!